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Cadastro de Clientes | NeXT ERP



Tópicos deste tutorial

1. Passo a passo para cadastrar um novo cliente    2. Passo a passo para consultar e/ou alterar um cliente    3. Botões no Cadastro de Clientes:   4. Botão Anexo no Cadastro de Clientes    5. Botão Imprimir no Cadastro de Clientes   

1. Passo a passo para cadastrar um novo cliente


1. Acesse: Menu | Cadastros | Clientes

NeXT ERP cadastro de cliente


Ou pelo seguinte botão no Menu Principal:

NeXT ERP cadastro de cliente


2 – A tela de clientes será exibida, clique em novo ou CTRL+N

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3. Preencha os dados de cliente - iniciando pelo nome/razão social, ramo de atividade, nome fantasia, etc...

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4. Após finalizar o preenchimento do cliente, clique no botão gravar, conforme abaixo:

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5. Caso necessário, vá na aba Anotações/Contatos para inserir as informações desejadas, sempre que inserir novas informações não esquecer de salvar no botão disquete, conforme mostrado acima:

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6. Para inserir novos contatos, adicione as informações em Nome, Departamento, Telefone, Ramal e e-mail (código é automático) e após inserir, clicar no botão conforme destacado abaixo:

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7. Para excluir um contato, selecionar o contato desejado e clicar no botão conforme destacado abaixo:

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8 - Caso queira excluir todos os contatos, apenas clique no botão X, conforme destacado abaixo:

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9 - Caso queira alterar os contatos, apenas selecione o contato desejado e depois clique no botão, conforme destacado abaixo:

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10 – Para definir Limite de Crédito do cliente, selecionar a aba Financeiro e preencher o campo, conforme destacado abaixo:

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2. Passo a passo para consultar e/ou alterar um cliente



Clique em Limpar se a tela estiver com algum cliente selecionado. Digite o código do cliente seguido de Enter, ou clique em Procurar ou tecle F2 para procurar clientes.

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Na procura, digite parte do nome ou razão social do cliente, e clique em Procurar. Selecione o registro, clicando 2 vezes sobre o cliente.

Na tela de clientes, está disponível o histórico de pedidos do cliente (vendas efetuadas para o cliente selecionado), anotações e contatos (útil para inserção de anotações importantes, por ex.: ramo de atividade, e os contatos pessoais) e o histórico financeiro (contas a receber do cliente). Ao clicar 2 vezes sobre um registro no histórico de compras do cliente, o pedido de venda será visualizado. Ao clicar 2 vezes sobre um registro no histórico financeiro, o contas a receber correspondente será visualizado. Para alterar algum campo do cliente selecionado, digite os dados no campo a alterar, e clique em Salvar.

Para excluir o cliente, clique em Excluir, e confirme.

O cadastro de clientes é utilizado no módulo de vendas e financeiro (contas a receber).


3. Botões no Cadastro de Clientes:


Os botões Novo, Grava, Cancela, Próximo, Anterior, Busca, Ajuda, Limpar e Sair são praticamente padrão em todas as telas e são explicados nos demais passo-a-passo, logo abaixo, falaremos sobre os mais específicos:

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4. Botão Anexo no Cadastro de Clientes:


1 – Para inserir um anexo, clique no botão Anexo, conforme destacado abaixo:

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2 – Abrirá a seguinte tela, clique em Adicionar:

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3 - Abrirá a seguinte tela, localize o arquivo desejado:

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4 – Abrirá a seguinte tela para inserção do nome desejado para o arquivo a ser anexado:

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Veja que foi inserido!

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5 – Para alterar um anexo, no caso a descrição do mesmo, selecione o anexo desejado e clique em Edita, conforme mostrado abaixo:

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6 - Abrirá a seguinte tela, altere para o nome desejado e clique em OK:

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7 – Para excluir algum registro, selecione o mesmo e após clique em Del:

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8 – Aparecerá a seguinte tela, clique em Sim:

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9 - Para ver um anexo já existente, selecione o mesmo e clique em ver, conforme mostrado abaixo (ou dê duplo clique no arquivo anexado):

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5. Botão Imprimir no Cadastro de Clientes:


1 – Para imprimir um cadastro (ou outras opções relacionadas à impressão), clique no botão imprimir, conforme destacado abaixo:

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Aparecerá a seguinte tela:

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3 - Para imprimir de fato, clique botão imprimir, conforme destacado abaixo:

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4- Aparecerá a tela de seleção de impressora, escolha a impressora correta e clique em imprimir:

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5 - Para visualizar uma impressão antes, clique no botão Visual, conforme mostrado abaixo:

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6 - Para visualizar em forma de PDF, clique no botão:

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7 - Para visualizar em formato de Excel, clique em:

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8 - Para visualizar e salvar em formato HTML, clique em:

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9 – Escolher o local onde salvar o arquivo, escolher o nome e Salvar, depois é só abrir no local escolhido:

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10 – Caso queira enviar um e-mail com o cadastro do cliente, clique em:

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11 – Aparecerá a seguinte tela, digite o e-mail desejado e clique no botão enviar:

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12 – Confirme o envio:

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Obs.: Os botões Ajuda e Sair são padrões e conhecidos na maioria das telas...

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