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Cálculo do Custo Médio
Consulta Estoque
Consulta Pedidos de Compra
Consulta Rápida
Entrada de NF de Fornecedor (Pedido)
Entrada de NF de Fornecedor (Digitada)
Entrada de NF de Fornecedor (XML)
Inserir Produtos em Estoque
Movimentação de Estoque
Pedido de Compra
Produzir Ítens
Reajuste de Preços
Tabela de Preços
Transferência de Estoque
Financeiro
Baixar Duplicatas em Lote
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Contas a Pagar
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Histórico de Lançamentos
Plano de Contas
Visualizar Duplicatas
Notas Fiscais
Emissão de Nota Fiscal
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Cancelamento de NF-e
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Caixa/Terminais
Consulta Vendas
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Cadastro de Clientes | NeXT ERP
Tópicos deste tutorial
1. Passo a passo para cadastrar um novo cliente
2. Passo a passo para consultar e/ou alterar um cliente
3. Botões no Cadastro de Clientes:
4. Botão Anexo no Cadastro de Clientes
5. Botão Imprimir no Cadastro de Clientes
1. Passo a passo para cadastrar um novo cliente
1. Acesse: Menu | Cadastros | Clientes
Ou pelo seguinte botão no Menu Principal:
2 – A tela de clientes será exibida, clique em novo ou CTRL+N
3. Preencha os dados de cliente - iniciando pelo nome/razão social, ramo de atividade, nome fantasia, etc...
4. Após finalizar o preenchimento do cliente, clique no botão gravar, conforme abaixo:
5. Caso necessário, vá na aba Anotações/Contatos para inserir as informações desejadas, sempre que inserir novas informações não esquecer de salvar no botão disquete, conforme mostrado acima:
6. Para inserir novos contatos, adicione as informações em Nome, Departamento, Telefone, Ramal e e-mail (código é automático) e após inserir, clicar no botão conforme destacado abaixo:
7. Para excluir um contato, selecionar o contato desejado e clicar no botão conforme destacado abaixo:
8 - Caso queira excluir todos os contatos, apenas clique no botão X, conforme destacado abaixo:
9 - Caso queira alterar os contatos, apenas selecione o contato desejado e depois clique no botão, conforme destacado abaixo:
10 – Para definir Limite de Crédito do cliente, selecionar a aba Financeiro e preencher o campo, conforme destacado abaixo:
2. Passo a passo para consultar e/ou alterar um cliente
Clique em Limpar se a tela estiver com algum cliente selecionado. Digite o código do cliente seguido de Enter, ou clique em Procurar ou tecle F2 para procurar clientes.
Na procura, digite parte do nome ou razão social do cliente, e clique em Procurar. Selecione o registro, clicando 2 vezes sobre o cliente.
Na tela de clientes, está disponível o histórico de pedidos do cliente (vendas efetuadas para o cliente selecionado), anotações e contatos (útil para inserção de anotações importantes, por ex.: ramo de atividade, e os contatos pessoais) e o histórico financeiro (contas a receber do cliente). Ao clicar 2 vezes sobre um registro no histórico de compras do cliente, o pedido de venda será visualizado. Ao clicar 2 vezes sobre um registro no histórico financeiro, o contas a receber correspondente será visualizado. Para alterar algum campo do cliente selecionado, digite os dados no campo a alterar, e clique em Salvar.
Para excluir o cliente, clique em Excluir, e confirme.
O cadastro de clientes é utilizado no módulo de vendas e financeiro (contas a receber).
3. Botões no Cadastro de Clientes:
Os botões Novo, Grava, Cancela, Próximo, Anterior, Busca, Ajuda, Limpar e Sair são praticamente padrão em todas as telas e são explicados nos demais passo-a-passo, logo abaixo, falaremos sobre os mais específicos:
4. Botão Anexo no Cadastro de Clientes:
1 – Para inserir um anexo, clique no botão Anexo, conforme destacado abaixo:
2 – Abrirá a seguinte tela, clique em Adicionar:
3 - Abrirá a seguinte tela, localize o arquivo desejado:
4 – Abrirá a seguinte tela para inserção do nome desejado para o arquivo a ser anexado:
Veja que foi inserido!
5 – Para alterar um anexo, no caso a descrição do mesmo, selecione o anexo desejado e clique em Edita, conforme mostrado abaixo:
6 - Abrirá a seguinte tela, altere para o nome desejado e clique em OK:
7 – Para excluir algum registro, selecione o mesmo e após clique em Del:
8 – Aparecerá a seguinte tela, clique em Sim:
9 - Para ver um anexo já existente, selecione o mesmo e clique em ver, conforme mostrado abaixo (ou dê duplo clique no arquivo anexado):
5. Botão Imprimir no Cadastro de Clientes:
1 – Para imprimir um cadastro (ou outras opções relacionadas à impressão), clique no botão imprimir, conforme destacado abaixo:
Aparecerá a seguinte tela:
3 - Para imprimir de fato, clique botão imprimir, conforme destacado abaixo:
4- Aparecerá a tela de seleção de impressora, escolha a impressora correta e clique em imprimir:
5 - Para visualizar uma impressão antes, clique no botão Visual, conforme mostrado abaixo:
6 - Para visualizar em forma de PDF, clique no botão:
7 - Para visualizar em formato de Excel, clique em:
8 - Para visualizar e salvar em formato HTML, clique em:
9 – Escolher o local onde salvar o arquivo, escolher o nome e Salvar, depois é só abrir no local escolhido:
10 – Caso queira enviar um e-mail com o cadastro do cliente, clique em:
11 – Aparecerá a seguinte tela, digite o e-mail desejado e clique no botão enviar:
12 – Confirme o envio:
Obs.: Os botões Ajuda e Sair são padrões e conhecidos na maioria das telas...